SORRISO AMARELO?
Bibancos Odontologia
JÁ SE INCOMODOU COM A COR DOS SEUS DENTES?
SABE QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CAUSAS DAS MANCHAS?
Existem diversas razões que podem explicar o porquê dos seus dentes terem escurecido ou amarelado.
Mas os corantes são um dos principais causadores de manchas dos dentes. Dividimos as manchas em duas categorias:
MANCHAS EXTRÍNSECAS, são aquelas na superfície do dente. Alimentos mais comuns que causam essas manchas: café, alguns tipos de chá, chocolate, shoyo, vinho, refrigerante, ketchup e até alimentos mais saudáveis como a beterraba e cúrcuma. Nicotina e alcatrão do cigarro também são causadores de alteração na cor do dente.
MANCHAS INTRÍNSECAS, ocorrem no interior do dente. Podem ser causadas por dentinogênese imperfeita. É quando na formação da dentina dos dentes algum fator não deixa que esta se forme perfeitamente, por exemplo, excesso de antibióticos na infância ou na gestação. Um outro caso é a fluorose dentária, aquelas manchas brancas causadas por excesso de flúor ingerido na infância.
O escurecimento dos dentes pode ocorrer pela idade. Dentes tendem a ficar mais escuros com o decorrer do tempo.
SEU DENTE ESTÁ AMARELADO?
Faça uma boa higiene bucal, mas se não resolver o dentista realiza uma profilaxia – aquela limpeza feita com instrumentos específicos – para ajudar no controle das manchas do seu dente.
CONTINUA COM DENTES MANCHADOS?
O clareamento é indicado. Ele pode ser feito no consultório ou em casa – sempre com recomendações e supervisão do dentista.
Caso continue infeliz com a cor, o dentista pode indicar tratamento com resinas diretas ou facetas. Mas isso deve ser planejado pelo dentista e apresentado ao paciente as vantagens e desvantagens de cada técnica.
O dentista deve passar todas as informações necessárias para uma decisão que vai trazer mais benefícios para você.