Conteúdo

Livros

A Guerra dos Mutans

De forma lúdica, o odontopediatra Fabio Bibancos mostra como maus hábitos alimentares e falta de cuidados com a saúde bucal tornam uma família inteira vítima de mutans, bactérias presentes na boca que provocam cáries e inflamações nas gengivas. A narrativa virou peça de teatro e aplicativo. Editora CLA, 2000.

Série como eu trato

Fabio Bibancos e sua equipe da Bibancos Odontologia foram convidados para o desafio de transformar um sorriso em 90 dias. As etapas são feitas passo a passo, retratadas por imagens e descrição dos procedimentos utilizados, no sistema day clinic. VM Cultural Editora, 2011.

Sorrisos do Brasil

Com curadoria do dentista Fabio Bibancos, a coletânea traz fotografias de sorrisos de pessoas anônimas e famosas, como Chico Buarque e Hebe Camargo e capa de Vik Muniz. A renda das vendas foi revertida para a Turma do Bem, organização social criada por ele. Editora Van Moorsel Andrade & Cia Ltda, 2007.

Boca!

Mais do que um guia de odontologia – e escrito em linguagem leve, clara e bem humorada –, o dentista Fabio Bibancos derruba mitos e dá uma orientação ampla para o leitor cuidar da saúde bucal, elevar a autoestima, melhorar a qualidade de vida e, principalmente, ter um sorriso saudável. Editora Abril, 2005.

Um sorriso feliz para ser feliz

Em um guia de entendimento fácil, o odontopediatra Fabio Bibancos reúne as providências para mães e pais cuidarem na primeira infância da prevenção de cáries e outros problemas odontológicos, proporcionando aos filhos um sorriso saudável. Tem aval da Associação Brasileira de Odontologia. Editora CLA, 1995.

A Guerra dos Mutans

De forma lúdica, o odontopediatra Fabio Bibancos mostra como maus hábitos alimentares e falta de cuidados com a saúde bucal tornam uma família inteira vítima de mutans, bactérias presentes na boca que provocam cáries e inflamações nas gengivas. A narrativa virou peça de teatro e aplicativo. Editora CLA, 2000.

Últimos vídeos do canal

Nossas opiniões
sobre as dúvidas
mais comuns

Cárie de mamadeira

A cárie de mamadeira ou cárie rampante é causada pela ingestão frequente de líquidos açucarados ou até de leite por longos períodos, sem higienização adequada.
Ela ganhou esse nome devido ao fato de muitas crianças dormirem logo após mamar sem escovar os dentes, e por ela ter uma progressão bem rápida. Ou seja, a principal escovação deve ser noturna pois além da criança ficar por um período de tempo maior sem fazer a higiene, quando dormimos produzimos menos saliva, criando um ambiente perfeito de atuação das bactérias.
E ao contrário do que muitos imaginam, devemos sim usar creme dental com flúor desde o primeiro dentinho, respeitando a concentração recomendada pela Associação Brasileira de Odontopediatria que é de 1100 a 1450 ppm, indicado nas embalagens.
É dando o exemplo que os pais ajudarão os filhos a ter um sorriso saudável. As crianças aprendem muita coisa – de bom e de ruim – imitando o pai, a mãe e até os irmãos mais velhos. Em uma casa onde os adultos não esquecem de cuidar bem dos dentes, haverá menos risco dos pequenos terem cárie e outros problemas dentais.

Usar ou não os enxaguantes bucais?

Pode usar sim, mas lembre que eles são produtos coadjuvantes na saúde bucal e o combate à placa bacteriana e não substituem o uso da escova de dente ou o fio dental.

Além disso, o uso indiscriminado deles pode provocar irritações na boca, manchas nos dentes, perda temporária da gustação, entre outros problemas. Por isso, consulte seu dentista, pois é ele quem vai indicar o produto mais adequado.

O uso de enxaguantes também vai de acordo com sua necessidade: após cirurgias, após sessão de periodontia (raspagem), alta incidência de cárie, doenças da gengiva… A quantidade e a duração do bochecho vai depender do tipo de enxaguante e indicação. Vale lembrar que eles devem ser usados após a higienização bucal!

Prevenção

O dentista é uma figura importante para a detecção precoce de tumores na boca. Muitas vezes ele é o primeiro a perceber ligeiras mudanças na cor da mucosa que costuma passar despercebida pelo paciente.

Preste atenção se você tem uma afta persistente, ou uma lesão que esteja incomodando a mais de 15 dias. O melhor e mais indicado é consultar o dentista para uma avaliação criteriosa.

Amamentação materna

A amamentação materna é muito importante, pois o leite é fonte de nutrientes e protege contra doenças, aumentando a imunidade. Além disso, promove o desenvolvimento da face, estimula a respiração adequada e fortalece o vínculo emocional com a mãe.

Até os seis meses, é recomendado que a amamentação seja exclusivamente materna. Se não for possível, o médico vai recomendar o leite mais indicado. A mamadeira deve ter um bico pequeno, para que o bebê faça força ao sugar e não deve conter açúcar.

Escovação da língua

Nossa equipe recomenda que escovar a língua é fundamental. O acúmulo de resíduos alimentares e bactérias que ficam presentes nela sem a escovação podem gerar doenças, além de provocar mau hálito.
Caso você tenha náuseas com a escova, tente um limpador de língua. O resultado é visível!

Gengiva sangrando?

Preste atenção na sua saúde bucal! Caso sua gengiva sangre, capriche ainda mais na escovação e uso do fio dental, mesmo que esteja dolorido, pois é sinal de inflamação e requer maiores cuidados.

Caso o sangramento persista, pode ser sinal de coisa mais séria… agende sua consulta!

E o mau hálito?

As causas mais comuns do mau hálito são bucais, ou seja, tem origem na boca e surge pelo desenvolvimento da placa bacteriana. Ela se desenvolve geralmente na língua (saburra lingual), nos dentes abaixo da gengiva (doenças da gengiva) e dentro das amígdalas (cáseos amigdalianos).

Tem solução?

O mau hálito pode ser solucionado com uma série de cuidados e rotinas. Hábitos alimentares, higiene e cuidados bucais são os principais ajudantes, em conjunto com visitas periódicas ao dentista! A dica então é manter uma higiene bucal diária efetiva, tomar bastante água e, caso seu problema seja mais frequente, evitar alimentos com alto teor de proteína e gordura animal (salsicha, mortadela, alho, cebola).

O que fazer quando a criança leva uma batida na boca?

É importante levar o pequeno o mais rápido para o odontopediatra!

Só o dentista vai saber o que se deve fazer em qualquer caso! Caso a pancada quebre o dente ou ele saia inteiro, existe ainda a chance dele ser reimplantado! Lave o dente com soro fisiológico e cuide para não tocar na raiz, e leve-o para o dentista. No caso do dente sair inteiro, tente colocá-lo de volta no lugar, quanto menos tempo ele ficar fora da boca mais chances da recuperação ser um sucesso!

Ah.. e mesmo se aparentemente estiver tudo bem, melhor se certificar de que não houve nenhum dano interno. Traumas não tratados no dente de leite pode danificar o dente permanente que ainda não nasceu!!

Odontologia Miofuncional

Você sabia que a respiração bucal pode prejudicar sua saúde de diversas maneiras? Além dos frequentes distúrbios de sono, ainda pode acarretar em alterações da sua postura corporal, musculatura do rosto, dificultar na mastigação e deglutição e provocar problemas na concentração e atenção. Ainda pode aumentar episódios de otites (inflamação na orelha) entre outras patologias!!

A Odontologia Miofuncional é o que trata dessa patologia!! Não brinque com seu bem estar, seu sono e sua saúde bucal! Aqui no Instituto temos dentistas que estão mais do que aptos para resolver seu problema!

Estética: Facetas

A busca por tratamentos estéticos é cada vez maior. Isso aumenta a evolução dos materiais e técnicas odontológicas para chegar no resultado esperado pelo paciente! Atualmente existem no mercado materiais mais duráveis, que reproduzem com mais perfeição e naturalidade o sorriso.

O tratamento com as facetas, por exemplo, podem ser diretas (com resina) ou indiretas (porcelana/resina). Depois de verificado que o paciente não tem outros problemas dentais e uma saúde gengival adequada, o tratamento com esse procedimento permite fechar espaços, modificar a forma, tamanho e cores dos dentes, etc. E isso tudo sempre com o mínimo de desgaste dos dentes!

Escovação infantil

Você sabia que até os 10 anos de idade é indicado que a escovação da criança seja feita pelos pais, ou pelo menos monitorada por eles?

Logo após o bebê parar de mamar o leite materno, é preciso que a escovação vire um afazer diário. Não deixe que seu filho desenvolva o famoso medo de dentista, faça com que a escovação seja um momento divertido, toque músicas, vídeos interativos de escovação, e assim faça que ele aprenda que cuidar da saúde bucal é muito importante!

Prótese total (dentadura)

A expectativa de vida da população aumentou, com isso, cada vez mais temos uma terceira idade ativa e funcional! Nos preocupamos com a saúde geral e bucal de todos, e principalmente dessa faixa etária, que necessita de cuidados especiais.

O melhor exemplo seria o uso da prótese total, que quando está bem adaptada, não necessário o uso frequente de fixadores, porém, utilizá-los pode ser um fator psicológico importante, trazendo a sensação de segurança. Prezamos pelo conforto total de todos os nossos pacientes, então, ele quem participa na escolha de seus métodos em conjunto com de nossos profissionais!

Criança deve usar fio dental?

Sim! Depois que nascem os primeiros dois dentinhos você já pode usar o fio (de preferência com ajuda da forquilha no início) na hora da limpeza! Recomendamos que comece desde cedo a acostumar seu filho para que ele desenvolva o hábito de cuidar de sua saúde bucal!

Crianças + chupar o dedo?

Pais e mães, atenção, pode até ser um hábito comum, mas ele pode gerar problemas nos dentinhos dos pequenos. A força que a criança faz com o dedo pode provocar deformidades ao empurrar os dentes incisivos para frente e para cima. Isso pode gerar também problemas de mordida aberta, na fala e dificuldade para engolir.

Para que a criança pare com esse hábito invista em maneiras diferentes e divertidas para que ela mesma se motive. Histórias, recompensas, horários determinados… além de estar sempre de olho, principalmente na hora de dormir.

Olá, utilizamos cookies para melhorar sua experiência! Ao continuar navegando, você concorda com sua utilização.

Saiba mais Ok