Dentes manchados, quais são as causas e como resolver?
Bibancos Odontologia
Um sorriso bonito quase sempre é sinônimo de dentes claros e uniformes – não necessariamente brancos.
Para alcançar esse objetivo, muitas vezes é preciso superar um pequeno obstáculo: os dentes manchados.
Nesses casos, como resolver?
Os dentes manchados têm diferentes causas, que podem ter origem apenas na camada externa do dente ou serem resultado de problemas no interior do dente. Em ambos os casos, um acompanhamento profissional é necessário para escolher o melhor tratamento.
Se você quer saber um pouco mais sobre o que deixa os dentes com manchas, acompanhe este artigo.
Tipos de manchas
Antes de tudo, é importante entender que as manchas podem ter duas origens diferentes: intrínseca ou extrínseca.
As manchas intrínsecas ocorrem no interior dos dentes e têm causas diversas, que podem ser provocadas pela ingestão excessiva de flúor, traumas dentais e até mesmo pelo processo natural de envelhecimento.
Já as manchas extrínsecas são superficiais e suas causas são o contato com alimentos pigmentados.
Alimentos pigmentados
Uma das principais causas de dentes manchados é o consumo de alimentos com algum tipo de corante, seja ele industrializado ou natural. Refrigerantes, suco de uva, açafrão, café e catchup e até mesmo alguns chás podem ser “vilões” quando o assunto é manchas.
Um agravante é a temperatura e a acidez de alguns alimentos. Por exemplo, o vinho pode favorecer as manchas devido à sua acidez. Da mesma forma, o chocolate quente e o café podem causar mais manchas devido, também, à temperatura elevada.
Fumar em excesso
O tabaco também é um dos responsáveis pelos dentes manchados. O uso de cigarros pode provocar o escurecimento dos dentes. Para amenizar os efeitos, aposte na profilaxia correta, que ajuda a retardar esse processo.
No entanto, se os cuidados não forem tomados em curto prazo, os dentes podem se tornar tão manchados que ficam até amarronzados. Portanto, se você é fumante, cuidado.
Traumas físicos
Outro motivo para ter dentes manchados são os acidentes ou traumas dentários. Eles acontecem quando a região da boca sofre algum tipo de pancada. Nesses casos, a batida forte pode desencadear pequenos vazamentos no interior do dente, manchá-lo e deixar o dente escurecido.
Envelhecimento e fatores genéticos
Diferente das causas acima, o envelhecimento pode deixar os dentes escuros, mas por causas naturais. Com o passar dos anos, a tendência é que os dentes escureçam e isso é um processo natural causado pelo atrofiamento da câmara pulpar (localizada dentro do dente) e pelo aumento da dentina somado com as pigmentações extrínsecas, provenientes de alimentos e bebidas.
Outro processo “natural” é a amelogênese imperfeita ou dentinogênese imperfeita, que indicam que houve algum distúrbio no momento em que a dentina da criança estava sendo formada. O resultado são manchas amarelas ou esbranquiçadas.
Como tratar as manchas nos dentes
Algumas manchas, as mais profundas, necessitam de um tratamento profissional específico. Nesses casos, é preciso fazer um clareamento adequado para aquele tipo de situação. O dentista pode fazer todo o processo no consultório. Se necessário, após o clareamento no consultório do dentista, o paciente faz um complemento com o clareamento caseiro. Esse clareamento é realizado com moldeiras e gel clareador específico.
Já as manchas mais superficiais podem e devem ser tratadas com uma escovação adequada, especialmente após ingerir alimentos que causam manchas. Por exemplo: após ingerir café, o ideal é higienizar a boca. Da mesma forma, quem é fumante deve manter bons hábitos de limpeza bucal.
Manchas extrínsecas também podem ser removidas nas consultas de check-up odontológico, onde o dentista realiza uma limpeza dos dentes.
Tratamentos naturais funcionam?
Apesar de estarem ganhando popularidade, os tratamentos “naturais” não são indicados para tratar manchas nos dentes. Muitas receitas incluem carvão ativado, bicarbonato de sódio, vinagre de maçã e até óleo de coco. No entanto, ao usar essas soluções você pode colocar a sua saúde bucal em risco.
A explicação é simples: esses ingredientes causam um desgaste no esmalte do dente, deixando-o mais sensível e vulnerável. Ou seja, ao tentar resolver um problema, o paciente acaba desenvolvendo outro mais grave.
Seja qual for o tipo de mancha que o dente apresenta, a avaliação de um dentista competente é necessária. Só assim é possível escolher um tratamento adequado e que, de fato, vai resolver o problema.
Ficou com alguma dúvida? Converse com a nossa equipe.
Clique para agendar uma consulta
Ou entre em contato via WhatsApp SP (11) 99902-6864 RJ (21) 97930-1469