Aparelho ortodôntico invisível: vantagens e desvantagens
Bibancos Odontologia
Quem não quer ter um sorriso bonito e alinhado? Muitas vezes, esse objetivo só pode ser alcançado com a ajuda de aparelhos ortodônticos. Com a chegada de técnicas mais modernas, o aparelho invisível se tornou uma grande tendência, mas essa opção tem prós e contras.
Este modelo costuma ser indicado em casos em que não há um grande desalinhamento dentário. Nestes casos, as correções podem ser feitas com poucos ajustes e o tratamento costuma durar bem menos do que os tratamentos convencionais. No entanto, já há no mercado aparelhos invisíveis que corrigem grandes desalinhamentos.
Se você precisa alinhar os dentes e não sabe qual tipo de aparelho escolher, continue a leitura e descubra as vantagens e desvantagens de usar um aparelho ortodôntico invisível.
Vantagem: é prático
Uma das principais vantagens do aparelho invisível é a facilidade de poder retirá-lo para comer. Nada como poder tirar o aparelho e saborear sua refeição sem preocupação. Ou ainda de ficar com algum pedacinho de comida preso ao aparelho, como é o caso dos aparelhos fixos.
Além disso, o aparelho invisível tem a vantagem de que você pode retirá-lo em ocasiões especiais. Ou seja, casamentos, formaturas, aniversários e outras datas importantes podem ser celebradas e fotografadas sem o receio de sorrir. Basta tirar o aparelho por alguns minutos ou poucas horas e voltar a usá-lo quando a comemoração acabar.
Desvantagem: exige disciplina
Para que o tratamento com o aparelho invisível seja efetivo, é necessário utilizá-lo durante o máximo de horas por dia. Ou seja, todo o tempo entre as refeições e também na hora de dormir. Isso significa que a sua evolução ortodôntica depende do tempo de uso do aparelho.
Desta forma, o aparelho ortodôntico invisível não é indicado para quem tem dificuldade de seguir rotinas.
Vantagem: limpeza rápida e efetiva
Uma outra facilidade deste modelo de aparelho é a higiene bucal. Com o aparelho invisível, você consegue fazer uma limpeza mais completa e sem complicações, diferente da limpeza com aparelho fixo, que é mais demorada e detalhada.
Basta removê-lo e fazer a sua escovação da mesma forma que fazia antes de começar o tratamento ortodôntico. Ou seja, sem a necessidade de escovinhas especiais, passa-fio e outros aparatos.
Mas lembre-se: é preciso sempre usar fio-dental antes de recolocar o aparelho invisível na boca.
Desvantagem: alto investimento financeiro
Por ser um aparelho feito sob medida, com uma máquina especial e que exige um tratamento diferente, o aparelho invisível tem um custo mais alto para o paciente.
Com tecnologia de última geração, esse tratamento exige mais financeiramente, porém costuma durar menos tempo. Desta forma, pode ser uma boa opção para quem quer fazer um tratamento mais rápido e pode investir um pouco mais no conforto e facilidade que o aparelho invisível oferece.
Cada tratamento ortodôntico é único e deve ser orientado por um profissional capacitado. Apenas o ortodontista é capaz de indicar o melhor aparelho para o seu caso.
Quer saber mais sobre o uso de aparelhos ortodônticos? Converse com a nossa equipe.
Clique para agendar uma consulta.
Ou entre em contato via WhatsApp SP (11) 99902-6864 RJ (21) 97930-1469