Escova elétrica: realmente vale a pena investir em uma?

Escova elétrica: realmente vale a pena investir em uma?

Bibancos Odontologia

Cada vez mais as escovas elétricas ganham espaço no mercado, mas elas realmente oferecem mais benefícios para os usuários?

Já pensou em adquirir uma escova elétrica? Você não é o único! O aparelho vem se tornando cada vez mais popular, mas na mesma medida em que ganha espaço a escova elétrica também gera dúvidas. Afinal, realmente funciona melhor do que a opção convencional? 

O aparelho funciona a partir de pilhas ou baterias e conta com cerdas rotativas que removem a sujeira e placa bacteriana dos dentes e das gengivas. Separamos alguns pontos para falarmos sobre elas que você deveria saber antes de investir em uma! 

Limpeza dos dentes

Erros na hora de realizar a limpeza dos dentes podem trazer uma série de problemas para a saúde bucal que vão desde as cáries até lesões. Nesse ponto as escovas elétricas apresentam mais benefícios do que as tradicionais. 

Um estudo da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, apontou que os movimentos de rotação do aparelho são mais eficazes na hora de remover a placa bacteriana. Outra característica é que as escovas cronometram o tempo de escovação, o que também ajuda a garantir a limpeza completa. 

Ela também se torna mais prática para quem utiliza aparelhos ortodonticos fixos. Os usuários desse tipo de aparelho, principalmente crianças e adolescentes, podem sentir dificuldades de manter a limpeza bucal em dia. A escova elétrica se torna uma aliada nessa situação.

Controle da força

Em alguns casos a maneira que a escova convencional é usada pode causar lesões nas gengivas. É comum a crença de que é necessário aplicar força na escova para que a limpeza total aconteça e algumas pessoas acabam fazendo movimentos mais fortes de forma inconsciente. 

Com a escova elétrica esse problema é minimizado, por conta da rotação das cerdas e avisos quando se aplica muita força.

Custo elevado

A principal desvantagem desse tipo de escova é o seu custo maior quando comparada às escovas tradicionais, considerando que a duração das cerdas é a mesma para ambas. Depois de 3 meses é necessário trocar o refil. 

No entanto vale lembrar, que mesmo garantindo uma limpeza bucal adequada, seja com as escovas elétricas ou convencionais, a ida ao dentista regularmente para realizar o check-up odontológico é necessária.

Aqui na Bibancos Odontologia nós temos todos os especialistas para oferecer odontologia com qualidade e assim cuidar da sua saúde e do seu sorriso.

Clique aqui para agendar uma consulta.

Ou entre em contato via WhatsApp SP (11) 99902-6864 RJ (21) 97930-1469



Olá, utilizamos cookies para melhorar sua experiência! Ao continuar navegando, você concorda com sua utilização.

Saiba mais Ok